Quais os 10 cursos de graduação mais procurados no Brasil?

Existem diversos cursos de faculdade disponíveis em inúmeras universidades públicas e privadas espalhadas ao longo do Brasil, mas você sabe quais são os 10 cursos de graduação mais procurados no Brasil?

Eles são das áreas de humanas, ciências exatas, ciências aplicadas e outros, de forma que o grande número de opções até mesmo pode confundir o candidato que não possui certeza quanto à escolha.

cursos de graduação

Além disso, sua grande procura por candidatos em seleções como as de vestibulares se dá por motivos diversos. Dentre eles, é claro, está a contraprestação remuneratória geralmente ganha pelos profissionais das áreas, o que pode chamar a atenção de quem está decidindo o futuro.

Ainda, o status social do curso também influencia, assim como a abertura do mercado de trabalho para a área e, ainda, a pré-existência de habilidades do candidato que se enquadram naquelas exigidas pelo curso e profissão.

Veja, a seguir, quais são os 10 cursos de graduação mais procurados no Brasil.

DICA: Como conseguir bolsa na faculdade https://vaidebolsa.com.br/

Cursos de Graduação mais procurados no Brasil

1.      Direito

A área de ciências jurídicas, que está localizada dentro da área geral de ciências humanas, encabeça o número de matrículas em universidades ao redor do Brasil.

Primeiramente, o curso jurídico é oferecido em centenas de universidades brasileiras, de forma que é facilmente encontrado. Por outro lado, é um curso caracterizado por intenções de status social, além de possibilitar a entrada em diversos concursos públicos que oferecem salários altíssimos.

cursos de graduação

O perfil do estudante de direito, geralmente, é comunicativo, abarcando, também, aspectos de questionamento, argumentação e facilidade de trabalho em grupo. O curso dura cerca de 5 anos e passa por matérias jurídicas específicas, assim como por sociologia, filosofia e outros.

2.      Administração

Esse é outro dos cursos que faz muito sucesso dentre os vestibulandos, pois oferece diversas oportunidades em áreas igualmente plurais. O curso, que dura cerca de 4 anos, abarca questões relacionadas aos recursos financeiros, materiais e humanos de uma empresa.

Organização e facilidade de trabalho em grupo são algumas das características essenciais a um bom administrador.

3.      Pedagogia

A área de pedagogia ainda continua em alta, tanto o é que o ocupa o terceiro lugar dentre os cursos de graduação mais procurados no Brasil.

O curso é voltado para a área educacional infantil, de forma que quem opta por ele pode dar aulas para crianças e adolescentes, assim como fazer parte de círculos administrativos de escolas e instituições de ensino. O curso dura cerca de 4 anos.

4.      Engenharia Civil

Esse é outro curso clássico que também encontra lugar na lista de 10 cursos de graduação mais procurados no Brasil. Em um curso de cerca de 5 anos que envolve conhecimento de materiais e ciência, assim como muita matemática, os engenheiros civis são treinados para ter conhecimento sobre todas as etapas de uma construção de imóveis de diversos tipos.

5.      Ciências Contábeis

O curso de ciências contábeis é mais um dos que abarca o trabalho “de escritório”. Os profissionais dessa área são responsáveis pelas contas de empresas, declarações de impostos e cuidados com verbas trabalhistas, por exemplo.

O curso dura cerca de 4 anos e é indicado para quem possui habilidade com matemática e organização.

6.      Enfermagem

Em 6º lugar dentre os 10 cursos de graduação mais procurados no Brasil está o curso de Enfermagem. Componente da área de saúde, ele forma pessoas que promovem cuidados gerais de saúde, assim como coleta de dados e ações necessárias para a manutenção do bem-estar do paciente enquanto ele aguarda por consulta ou intervenção médica.

Nessas últimas, aliás, igualmente há a atuação de enfermeiros.

O curso tem duração de 4 anos e é indicado para candidatos com perfil principalmente calmo e pró-ativo.

7.      Psicologia

Em seguida, está o curso de graduação de Psicologia, que atrai milhares de estudantes saídos do ensino médio anualmente. O curso de psicologia exerce certo fascínio sobre as pessoas, principalmente pelo fato de que auxilia a entender o comportamento alheio, por exemplo.

Cursar psicologia é indicado, principalmente, para pessoas com perfil comunicativo, curiosos e persuasivo e que também tenham apreço por leitura e por manter a mente aberta.

8.      Educação Física

O curso de educação física também está entre os 10 cursos mais procurados no Brasil. Ele se destaca na medida em que permite que pessoas com habilidades físicas ou amor por esportes os pratiquem e estudem e, posteriormente, o ensine para terceiros em escolas de ensino tradicional ou em academias e aulas particulares.

O curso dura cerca de 4 anos e é indicado principalmente para candidatos com características ativa e sociável.

9.      Arquitetura e Urbanismo

Em penúltimo lugar do nosso top 10 cursos mais procurados de graduação no Brasil está Arquitetura e Urbanismo, dedicado à projeção de imóveis e ambientes, concentrando-se, principalmente, na parte artística.

10.  Engenharia de Produção

Por fim, o décimo curso que está entre os mais procurados em universidades brasileiras é o de Engenharia de Produção, que pode ser caracterizado como o curso de administração das engenharias. Isso porque ele se dedica à administração de recursos humanos, financeiros e materiais de uma empresa.

Assim como os demais cursos de engenharia, dura cerca de 5 anos.